Pousada do Sandi * Paraty

junho 04, 2019 Blog Mundo Amor 0 Comments



Estivemos em Paraty no início de maio de 2019 para conhecer esse destino carioca que estava na listinha de desejos há um certo tempo. Essa cidade histórica reserva segredos e sabíamos que seria difícil ir embora sem nos apaixonarmos. Nos hospedamos 3 noites na tradicional Pousada do Sandi e vivemos dias e momentos inesquecíveis, muito tranquilos e relaxantes. A hospedagem dentro do centro histórico faz com que estacionemos o carro um pouco distante e fiquemos todo o tempo a pé, em meio a muita arte, história e sabores incríveis !!!! A arquitetura é antiga e surpreendente e estar ali nos remetia ao Brasil colônia... uma verdadeira viagem no tempo!!!! 



Paraty é um município do estado do Rio de Janeiro, no Brasil. Localizado no litoral sul do estado, a 258 quilômetros da capital.

É uma cidade colonial, que nasceu no ciclo da cana de açúcar e enriqueceu no ciclo do ouro. Seu encanto está no seu traçado, os símbolos maçônicos gravados nas quinas das casas, no mar que invade as ruas próximas aos cais na maré cheia, na visão do mar e das montanhas, na topografia surpreendentemente plana para uma cidade portuguesa!


O aeroporto mais próximo de Paraty é o Galeão, no Rio de Janeiro a 240 km. O aeroporto de Guarulhos, em São Paulo,  a 280 km.

* Saindo do Rio de Janeiro de carro:
Partindo da Zona Sul (260 km), do aeroporto Santos Dumont (também 260 km) ou do aeroporto do Galeão (240 km), o caminho mais rápido (ou menos lento, até sair da cidade) deve ser pela av. Brasil, que já desemboca na BR 101 (Rio-Santos). Conte em levar entre 3h30 e 4h no trajeto. Se o trânsito na av. Brasil estiver complicado, pode ser que o Waze mande você pela Linha Vermelha, BR 116 (Via Dutra) e BR 493 (Seropédica) para pegar a Rio-Santos à altura de Itaguaí. Este caminho aumenta em 20 km o percurso.
Saindo da Barra da Tijuca (240 km), use a nova estrada pedagiada Transolímpica para pegar a av. Brasil já em Deodoro.

* Saindo de São Paulo de carro:
Saindo pela Marginal Tietê (305 km) ou desembarcando no aeroporto de Guarulhos (290 km), siga pelas rodovias Ayrton Senna, Carvalho Pinto e BR 116 (Dutra) até Taubaté; desça a serra pela BR 383, que dá em Ubatuba. A partir da saída de São Paulo você vai levar pelo menos 4h30 na estrada.

O Google Maps manda você seguir pela Dutra até Cunha e descer direto a Paraty. O caminho é 20 km mais curto, mas quase uma hora mais demorado – a estrada Paraty – Cunha tem velocidade reduzida (20 km) em toda a extensão do Parque Nacional da Serra da Bocaina, e só abre para o tráfego entre 9h e 17h.


Desembarcando em São Paulo pelo aeroporto de Congonhas, o trajeto aumenta para 315 km.


Em qualquer época do ano, Paraty estará mais charmosa fora de feriadões e de férias escolares. A cidade é especialmente mágica em dias de semana, quando a densidade demográfica de visitantes é pequena, e você fica mais à vontade para circular pelo centro histórico e descobrir seus segredos.
A época mais seca, ideal para fazer passeios de barco e, dependendo da temperatura, vai de junho a setembro. No melhor cenário, esses meses oferecem dias quentes e noites agradáveis. 
O extremo sul do litoral fluminense se caracteriza por verões quentes e chuvosos e invernos sujeitos a ondas de frio.

Época mais seca: Junho, Julho e Agosto
·      Pode chover:  Setembro
·      Deve chover: Janeiro, Fevereiro, Março, Abril, Outubro e Novembro
·       Vai chover: Dezembro

·      Pode fazer frio: Junho, Julho e Agosto


Foto Blog Mundo Amor


Sugiro hospedagem no centro histórico da cidade. Dormir e acordar no coração colonial de Paraty é uma experiência inigualável. Para conseguir a melhor relação custo x benefício nas pousadas do núcleo histórico, programe sua viagem a Paraty para o começo da semana, fora de férias ou então em semanas que antecedem feriados.



Foto Blog Mundo Amor


Nossa escolha foi a Pousada Do Sandi, associada ao Roteiros de Charme.
A Associação de Hotéis Roteiros de Charme congrega atualmente 66 hotéis no Brasil. Seus membros são selecionados pela variedade de suas características, segundo rígidos critérios quanto à qualidade de serviços e responsabilidade sócio-ambiental.


Foto Blog Mundo Amor
 
O Charme é fundamental. Esse conceito significa uma união entre bom gosto, atenção com detalhes, paixão de servir, conforto, localização privilegiada, construção adequada ao meio ambiente e à região, enfim, um conjunto de fatores que emprestam personalidade única ao local e ao hotel.
As 28 opções de acomodação da pousada (standard, apartamentos e suítes) foram restauradas, porém mantem o charme e história do prédio de 300 anos!!!!

As suítes são amplas e decoradas com muito charme, em tons azuis e amarelos. Vale destacar a qualidade da roupa de cama e banho, detalhes que trazem muito conforto e requinte. Nossa suíte foi a LUXO.

Ela está localizada em um edifício histórico, no coração do centro histórico, tem arquitetura e interiores do século XVIII. É um lugar onde o moderno e o colonial se misturam com elegância.  Além disso, ela conta com um restaurante incrível, PIPPO, com uma gelateria saborosíssima ( Miracolo) e também com uma loja da Kopenhagem no piso inferior.


Foto Blog Mundo Amor


Foto Blog Mundo Amor
Foto Blog Mundo Amor


Foto Blog Mundo Amor

Foto Blog Mundo Amor


·       *  Sobre festas e festivais:

A tradicional FLIP, Festa Literária de Paraty, lota a cidade de autores e leitores normalmente nos meses de julho, anualmente.
Também compensa enfrentar as multidões nas festas católicas, quando Paraty revive tradições centenárias -- sobretudo na Páscoa, na Festa do Divino e no Corpus Christi. Na quinta-feira de Corpus Christi a cidade fica toda enfeitada com tapetes coloridos de serragem e areia, que sobrevivem só até a passagem da procissão.

Paraty é um destino que oferece atrações bem diversificadas, capazes de agradar aos mais exigentes turistas. Há praias e cachoeiras maravilhosas, roteiros culturais e históricos, ecoturismo, esportes de aventura e, claro, uma cena gastrômica invejável. Dificilmente você ficará sem ter o que fazer enquanto estiver pela cidade.
·        
    * Ao chegar em Paraty, você certamente correrá para conhecer o Centro Histórico. Ele é tão apaixonante que talvez você se esqueça até mesmo da praias da Costa Verde. Os casarões coloniais são lindos e o passeio pelas ruas de calçamento em pé de moleque é uma verdadeira viagem no tempo. Você será transportado para os anos de 1800, data da arquitetura dos quarteirões tombados pelo IPHAN. O centro é repleto de festa, música, lojas e restaurantes. É passeio para todos os dias. E você sempre encontrará algo diferente e especial, principalmente quando se permitir entrar nos casarões, seja para escolher um livro, uma obra de arte ou apenas um tecido colorido feito por artesãos locais. Vista um calçado confortável
e descubra todos os encantos do Centro Histórico.  


Foto Blog Mundo Amor

·         Perca-se entre as lojinhas da Rua da Lapa e da Rua do Comércio, faça muitos cliques das portas e janelas coloridas, experimente um gelatto  da Miracolo,  visite as exposições da Casa de Cultura, passeie entre os barcos no cais do porto, com vista para a Igreja de Santa Rita, a antiga cadeira e a Capela de Nossa Senhora das Dores. Aprecie os traços maçônicos na arquitetura e não deixe de tomar uma cerveja nos bares da Praça da Matriz ou experimentar um dos elaborados menus apreciando a vida passar por entre as janelas da história de Paraty.


Foto Blog Mundo Amor


·         A maior atração a portas fechadas é o Museu de Arte Sacra, que funciona nas dependências da Igreja de Santa Rita (perto do cais) e ficou fechado durante sete anos, durante a reforma da igreja. Reúne relíquias coloniais recolhidas na região de Paraty.

·         * O outro museu da cidade é a Casa da Cultura, que infelizmente exibe mais a instalação de Bia Lessa que inaugurou o espaço, quinze anos atrás. Mas é um espaço vivo, com exposições temporárias e apresentações musicais.


·         Se você estiver em Paraty numa noite de quarta-feira ou sábado, não perca, sob hipótese nenhuma, o espetáculo em cartaz no Teatro Espaço. Você nunca imaginou que teatro de bonecos para adultos pudesse ser tão lindo, delicado e emocionante.

·         Ao vencer o encanto pelo Centro Histórico, é hora de conhecer algumas das mais de 120 praias e ilhas em tons de esmeralda que compõem a baía de Paraty e arredores. São praias de mar límpido e um maravilhoso mix de verde e azul, com águas de temperatura agradável e repletas de vida. Você poderá se deparar com tartarugas, golfinhos e, mais raramente, até com algumas orcas. Escolha entre os passeios de barco, circuitos de lancha ou roteiros de carro e trilhas. O modo como você chegará varia, mas certamente a beleza será comum a todas as praias. Não deixe de visitar as maravilhosas praias de Trindade, faça um mergulho com os peixes na Ilha Comprida e na Lagoa Azul, descubra os encantos da gruta do Saco da Velha, coma um peixe frito à beira-mar no Saco do Mamanguá e delicie-se nas águas calmas da Ilha da Cotia, da Praia da Lula e da Praia Vermelha. Mas como elas não são as únicas belezas locais, busque faixas de areia ao longo de toda a estrada Rio-Santos. O litoral recortado presenteia os turistas com cenas inesquecíveis.


Foto Blog Mundo Amor


·        * Além da água do mar, quem estiver em Paraty poderá curtir um gelado banho de cachoeira. E nada melhor para aplacar o calor do verão! Experimente visitar esses pequenos paraísos em meio à Serra do Mar. Muitas cachoeiras estão à beira do Caminho do Ouro, a Estrada Real por onde passava o ouro, diamantes e café que vinham das minas gerais no período colonial. Você poderá unir o roteiro histórico ao ecoturismo, com direito a trilhas, rappel, canionismo, arvorismo e tirolesas. Mas divertido mesmo será se aventurar em uma descida pela Cachoeira do Tobogã, onde os jovens locais dão espetáculo de manobras ao descerem a escorregadia pedra que compõe a cachoeira. Entre uma queda d'água e outra, vale experimentar algumas das melhores cachaças artesanais produzidas na região. Visite um alambique e não perca a chance de conhecer como é produzida uma das mais autênticas bebidas brasileiras, tudo à beira da histórica Estrada Real. 


·        * Antes de pensar em praia, você vai querer passear de barco. A baía de Paraty, pontilhada de ilhotas e com prainhas acessíveis apenas pelo mar, convida a longos passeios por suas águas calmas (e, nos pontos de mergulho, cristalinas). Existem três maneiras de passear de barco em Paraty. Você pode embarcar num passeio de escuna (ou de saveiro, é a mesma coisa), que levam até 60 passageiros em itinerários de 5 a 6 horas, com paradas para banho e almoço (não-incluído). Os passeios custam a partir de R$ 60 e normalmente incluem frutas.


Foto Blog Mundo Amor

O jeito mais autenticamente paratiense de passear pela baía é contratando uma das traineirinhas de madeira de aluguel. Todas levam de casais a pequenos grupos e têm colchonetes no convés para quem quiser tomar sol enquanto passeia. O preço é negociável, mas em épocas de paz espere pagar em média de R$100,00 por hora de passeio. Nós fizemos essa opção e gostamos MUITO da experiência. Indicamos o barco PASSIONE – (24) 99243-0290.


Foto Blog Mundo Amor


Foto Blog Mundo Amor

Foto Blog Mundo Amor


* Se você está podendo -- ou quer ir mais longe -- a pedida é fretar uma lancha rápida. Não é tão romantiquinho como o passeio de traineira, mas permite mais paradas e possibilita chegar até o Saco do Mamanguá, o 'fiorde brasileiro'. O passeio de 5 horas começa em R$ 900 para quatro passageiros e pode ser contratado nas agências locais ou por meio da sua pousada.


·         'Paraty' já foi sinônimo de cachaça ('Vestiu uma camisa listrada e saiu por aí/Em vez de tomar chá com torrada ele bebeu paraty'), e ainda hoje a cidade se destaca na produção artesanal de branquinhas de qualidade. Há seis alambiques em funcionamento: Na direção de Cunha você encontra os alambiques da Cacháca Paratiana, Corisco, Pedra Branca e Engenho D'Ouro. Pela Rio-Santos, chega-se ao alambique da Cachaça Coqueiro (na direção de Ubatuba) e da Cachaça Izabel (na direção de Angra). É possível combinar o passeio a um alambique com um banho de cachoeira. No caminho para Cunha, as mais procuradas são as do Tobogã e da Pedra Branca.

    Você pode fazer como nós, degustar as diversas opções de cachaça nas lojas de comércio no centrinho e escolher a sua preferida, levar algumas para presentear pessoas queridas e também para ter em casa - e reviver esse destino com o drink mais tradicional que há em Paraty - JORGE AMADO. 


Foto Blog Mundo Amor


Foto Blog Mundo Amor



Caminhe pelo centro histórico depois do meio-dia, e em alguns quarteirões da rua do Comércio (nome oficial: Tenente Francisco Antônio) você vai encontrar mais restaurantes do que lojas ou residências.
Já a rua lateral da Praça da Matriz (a rua da Cadeia) tem a maior concentração de bares, botecos (e de restaurantes que funcionam como botecos) da cidade.
A partir do meio da tarde você também vai encontrar, estacionados em pontos estratégicos, carrinhos-tabuleiros com bolos e doces. É uma excelente opção para a sobremesa!!!
Paraty é um excelente lugar para provar cozinha brasileira contemporânea, usando ingredientes locais, produzidos sempre que possível de maneira orgânica.

·       O mais caiçara de todos é o clássico Banana da Terra, da chef Ana Bueno. (Samuel Costa, 198).

·      Quintal das Letras, da Pousada Literária (mas aberto ao público), usa legumes e verduras cultivados organicamente na Fazenda Murycana. (R. do Comércio, 58).


Foto Blog Mundo Amor

Foto Blog Mundo Amor

·        * Pippo, que aproveita um dos espaços da Pousada do Sandi, abre também para almoço e atrai os passantes pela bonita decoração temática, com posteres de clássicos do cinema italiano (Rua do Comércio, 224).


Foto Blog Mundo Amor

Foto Blog Mundo Amor

·       Paraty tem um dos melhores restaurantes tailandeses do Brasil: o Thai Brasil, agora na rua do Comércio (R. do Comércio, 308).


Foto Blog Mundo Amor

·       
Foto Blog Mundo Amor

Para beber, se não quiser escolher um dos bares da rua da Cadeia, procure o Café Paraty (R. do Comércio, 253) ou o Margarida Café (Praça do Chafariz). Ambos têm música ao vivo. O Paraty 33 também tem música ao vivo todos os dias, e às sextas e sábados emenda com balada e DJ (R. da Lapa, 357).


Foto Blog Mundo Amor


Reserve seus hotéis, aluguel de carros e contrate seguro viagem pelos links e banner do blog mundo amor. Você não paga NADA a mais por isso e nos ajuda com uma pequena comissão a manter o blog repleto de dicas de viagens :)

Gostou da nossa experiência nesse hotel ? Faça sua reserva através do booking, clicando aqui.

Para outras opções de acomodação em Paraty, clique aqui.

Para aluguel de carro, clique aqui. 

Para seguro viagem, clique aqui.


Com carinho, 
Bárbara