Festival da Lanterna, Chiang Mai, Tailândia

novembro 04, 2017 Blog Mundo Amor 0 Comments



                                  Living a DREAM 💛✨🏮

FESTIVAL DA LANTERNA (Yi Peng Festival) E FESTIVAL DAS LUZES (Loi Krathong

Participamos em novembro de 2015 do Yi Peng e Krathong festivais em Chiang Mai, na Tailândia e realizamos um dos maiores sonhos de nossas vidas !!!!
Viver essa magia é um sonho da #bucketlist de muitos apaixonados por conhecer as maravilhas do mundo e nós somos muuuuuuito gratos pelas noites que vivemos.
Estarei eternamente encantada com o céu mais iluminado que meus olhos viram durante toda a minha vida!!!

Vou compartilhar com vocês algumas dicas, pois foi um grande desafio organizar tudo devido à poucas informações que há na internet sobre os festivais!!! Ainda bem que chegamos em Chiang Mai três dias antes do evento, então pudemos conversar com bastante gente, pesquisar, andar pela região do Rio Peng e programar algo especial pra viver essas noites da melhor forma possível.



Dicas especiais de transporte e reserva de local para os festivais:

Orçamos passeios privativos e transfers para o evento e estavam absurdamente caros!!! Muito mesmo!!! Então tivemos a ideia e nos aventuramos em ir para o evento a tarde (as 16h) para a cidade velha com a van do nosso hotel que disponibilizava esse transporte duas vezes por dia aos hóspedes e voltar com nosso amigo taxista J

Havíamos combinado com o motorista que esteve conosco nos outros três dias de passeio para que nos levássemos de volta ao hotel após o encerramento do evento e ele já havia adiantado que a cidade literalmente para !!! Que não há taxis disponíveis e que o retorno, especialmente para nós que estávamos hospedados longe da cidade velha, seria um enorme desafio (portanto para esses festivais, aconselhamos a hospedagem mais central). Ficamos com um cartão pessoal dele e seus contatos e o fato de já termos rodado bastante e conhecido a região toda com ele, nos permitiu deixar pré combinado alguns pontos de possíveis acesso com carro.

Foi ele também que nos levou na manhã do evento a algumas lojas para comprarmos nossas lanternas, pois a intenção era de soltar muitassss, rs. Compramos 5 pra cada um !!!! E ele nos explicou como montá-las, como soltá-las, etc...

É muito importante programar com antecedência o local onde deseja celebrar o festival Yi Peng em Chiang Mai.  Como não havíamos conseguido reserva em nenhum restaurante de frente para o Rio Peng e também não tínhamos conseguido comprar ingressos para participarmos do festival dentro da universidade de Chiang Mai (valor médio 150 dólares americanos por pessoa e eles haviam esgotado em agosto), nos vestimos bem e fomos cedo em busca de algum lugar estratégico para ficarmos.


Foto Mundo Amor Tailândia


Nossa experiência:

Participamos inicialmente da Cerimônia de abertura dos festivais Yi Peng (das lanternas) e Loi Krathong (Festival das Luzes), na noite que antecedeu a data oficial deles. Muitos monges jovens desfilaram por um caminho da bamboo com velas nas mãos em volta do templo Wat Phan Tao, em Chiang Mai, em reverência a Buddha !!!
Muita meditação, agradecimento e as primeiras lanternas foram oficialmente soltas ao céu para eliminar a má sorte e receber o melhor para o futuro !!!!


Foto Mundo Amor Tailândia

Foto Mundo Amor Tailândia

Foto Mundo Amor Tailândia

No nosso hotel havia Krathongs decorando os ambientes, quartos e aproveitamos os que eles haviam feito para nós, para levarmos ao festival. Acrescentamos algumas flores, essências que tínhamos na nécessaire e um pouco de acessórios pessoais para simbolizarmos ainda mais nossa lótus com nossa energia.

Assim que chegamos na cidade velha, 17h, tomamos um café, comemos algo e usamos o toilett de um barzinho para ficarmos preparados para passarmos o festival na rua com bastante disposição.


Foto Mundo Amor Tailândia


Foto Mundo Amor Tailândia

Foto Mundo Amor Tailândia

Foto Mundo Amor Tailândia


Foto Mundo Amor Tailândia
Fomos às margens do Rio Peng e, antes de lançarmos o Krathong, fizemos orações, agradecimentos, meditações e pedidos para que toda a energia negativa seja levada embora e para renovarmos nossos corações com muita energia, luz, amor e positividade!!!
Ver nosso “barquinho” se misturar com milhares de outros, cheios de desejos também, foi muito especial. O rio se embeleza com essas lótus, todas feitas com produtos naturais, ou seja, de fácil decomposição.

Nós tivemos bastante dificuldade em saber o melhor local para ficar e poder apreciar o céu todo iluminado e tivemos muitaaaa sorte na nossa escolha: assim que soltamos o krathong no Rio Peng com nossas intenções, circulamos pela ponte Nawarat e percebemos que a maior parte das pessoas estavam se acomodando do lado do rio que dá para a cidade antiga, em frente à lua cheia, e fizemos a escolha de ir para o outro lado do rio para podermos apreciar todas as lanternas que aquele mooooonte de gente iria soltar.

Durante o caminho paramos em alguns bares que, claro, estavam totalmente reservados!!! Mas encontramos uma opção muito a nossa cara - restaurante/bar, balada, DJ, banda super animada... Também estava com reserva completa, porém o gerente gostou da gente e simplesmente disponibilizou um bistrô na área externa do ambiente, embaixo do céu , que estava já coberto pelas lanternas ,  soltas o tempo todoooo pela população que participava do festival !!!


Foto Mundo Amor Tailândia

Foto Mundo Amor Tailândia

Bebemos esses drinks deliciosos, servidos em bowls maravilhosos, jantamos e assistimos todo o festival com uma vista perfeita: de um lado a lua cheia e do outro milharesssss de lanternas e fogos de artifício sobrevoando o céu por mais de 4 horas, SEM PARAR!!! 🏮✨💛
Lançamos as nossas lanternas sem pressa, uma a cada meia hora, para podemos vivenciar ao máximo aquele grande sonho.
Fizemos amizade com casais de várias partes do mundo e resolvemos lançar algumas lanternas em conjunto, pra potencializar nossos desejos.
Foi lindo, emocionante e muito divertido !!!

As lanternas contém fogo e são lançadas ao céu após meditações, orações e desejos, enviando toda energia negativa é má sorte para cima!!!!
O céu fica coberto de luzes, desejos, entregas e amor!!!!

Uma energia sem igual !!!! Pra nós, ainda mais especial que os tradicionais Reveillons no Brasil (que são especialmente mágicos e cheios de energia também).
Essa noite ficará pra sempre em nossos corações, memórias e olhares!!!

É impossível traduzir a vivência desses festivais em palavras, fotos, vídeos, mas espero que essa energia chegue de alguma forma no seu coração!!!! Afinal, quando acreditamos no poder do universo e aceitamos que colhemos os frutos que nós mesmos plantamos, há muito mais sentido em estar aberto ao novo, a experimentar, viver e nos permitir sentir emoções não tão comuns, mas maravilhosas, divinas, superiores!!!

Que a energia que irradiou a nossa noite em novembro de 2015 em Chiang Mai, na Tailândia, esteja sempre presente em nossas vidas, de nossos familiares, lares, trabalhos, amigos, parentes e no nosso dia a dia ✨✨ Esses são nossos votos, Mundo Amor !!!


🏮✨ local: Escudo Super Club !!!!


Foto Mundo Amor Tailândia

Foto Mundo Amor Tailândia

Foto Mundo Amor Tailândia


SOBRE OS FESTIVAIS

É em homenagem a Buda que, todo mês de novembro, aos dias de lua cheia no décimo segundo mês de acordo com o calendário lunar tailandês, que a Tailândia é palco dos belíssimos Festival das Luzes e Festival das Lanternas

Conhecido como Loi Krathong, o Festival das Luzes acontece em várias cidades simultaneamente. Na celebração, os tailandeses soltam nos rios barquinhos decorados com flores, velas e incensos (os famosos krathongs,em forma de lótus, feitos artesanalmente e individualmente pelas pessoas – para quem prefere comprar pronto, há diversos a venda na cidade) Alimentos e moedas também são colocados como oferendas para trazer boa sorte. A chama da vela significa longevidade, realização, desejos e libertação de pecados.
O efeito visual de milhares de pequenas chamas flutuando na água é espetacular.


Já o Festival das Lanternas, ou Yi Peng, é mais concentrado na cidade de Chiang Mai. Na festividade, montes e montes de lanternas de papel de arroz (Khom Loi) iluminam o céu enquanto fogos de artifício estouram ao fundo.
As pessoas soltam milhares de lanternas com velas, e cada lanterna significa um desejo. Só estando presente para saber a coisa linda que se torna o céu, durante o festival. 
Originalmente, apenas os monges budistas soltavam os balões, mas hoje em dia todos participam. O objetivo simbólico é enviar os problemas pessoais e más vibrações para as alturas.


Krathong : feitos com folha de bananeira, velas, incensos e muito amor !!!! alguns são feitos com comidas (pão), doces, etc... No formato da flor de lótus!!!

Khom Loi: lanternas feitas de papel de arroz, com uma vela dentro.



Reserve seus hotéis, aluguel de carros e contrate seguro viagem pelos links e banner do blog mundo amor. Você não paga NADA a mais por isso e nos ajuda com uma pequena comissão a manter o blog repleto de dicas de viagens :)

Para outras opções de acomodação em Chiang Mai, clique aqui.

Para aluguel de carro, clique aqui. 

Para seguro viagem, clique aqui.

Com carinho, 
Bárbara