Fernando de Noronha

agosto 14, 2017 Blog Mundo Amor 0 Comments




Noronha é mais que um lugar, é um estado de espírito!



Estivemos em Fernando de Noronha em novembro de 2014 e a experiência foi ainda mais mágica do que sempre havíamos sonhado!!! Fomos em casais, família e amigos e desbravamos toda a ilha em 10 dias !!! A cada parada, uma surpresa, uma maravilha para admirar; a cada inspiração, muita energia recebida !!!!

Quanto amor por essa ilha que nos abraça, aconchega e traz ensinamentos sobre o que realmente vale a pena, sobre o que de fato é importante: Estar em contato com a natureza em todas as suas formas, com a simplicidade (no seu melhor sentido) e consigo mesmo!!! Ir a Noronha não é apenas viajar para um paraíso, mas pra dentro de si!!!
Noronha não é apenas um lugar... É um estado de espírito; Terapia para corpo e alma!!!

Por muitos anos optamos por viagens internacionais e deixávamos Noronha para uma próxima viagem, devido ao investimento ser proporcional. Mas agora podemos garantir que essa ilha saiu da bucketlist e passou a habitar nossos corações !!!!

Que a energia que recebemos seja transmitida a você através desse post !!!! Desejamos que mais e mais pessoas conheçam esse paraíso brasileiro, o destino que é nacional e que reserva belezas incríveis !!!!

Foto: Mundo Amor Fernando de Noronha



Um caso de amor! Praia Cacimba do Padre!




Fernando de Noronha é um arquipélago que pertence ao estado de Pernambuco. É formado por 21 ilhas, ilhotas e rochedos de origem vulcânica, ocupa uma área total de 26 km², dos quais 17 km² são da ilha principal e se situa no Oceano Atlântico.
No ano de 2001 a UNESCO declarou Fernando de Noronha Patrimônio Natural da Humanidade.

Um verdadeiro paraíso brasileiro !!!


Praia Baía do Sancho: A praia eleita como mais bonita do mundo (desde 2015)

Foto: Mundo Amor Fernando de Noronha
Praias:

 Praia da Conceição - bar duda rei (com ducha) e stand up;

 Praia da baia do Sancho;

 Praia da baia dos porcos - acesso difícil - ir de tênis! E ir de manhã para aproveitar a maré baixa. Acesso mais difícil ainda com maré alta;

 Praia do leão;

 Praia do cachorro - piscina natural de manhã!!! 

 Praia do meio; 

 Praia do bode - piscina natural;

 Praia do americano - super privativa !!! uma praia para chamar de sua!!! Com acesso complicado, ela costuma estar sempre vazia.

 Praia do boldró - sunset com bar e música mpb;

 Cacimba do padre - surfista - tem barzinho / restaurante das gêmeas / aluguel de guarda sol; 

 Praia do sueste - mergulho de snorkel para ver tartarugas e tubarões (com guia); 


Vista para a Praia do Americano


Praia do Cachorro


Vista para a Praia do Leão * PEACE OF MIND




Só é possível chegar a Noronha de avião ou barco.
A quantidade de voos para Noronha não cresce para manter a preservação da ilha, portanto um de seus maiores encantos é ter pouca gente e ser um lugar tranquilao, super reservado!!!!
Existem voos diretos para Noronha saindo de Recife (Gol) e Natal (Trip/Azul) e levam cerca de uma hora. Se você vive em outras cidades brasileiras, será preciso fazer uma conexão nesses aeroportos para chegar ao destino final.
Essa restrição de acesso torna a ilha ainda mais privativa, única e especial.




Fernando de Noronha pode ser visitada durante todo o ano, porém para quem gosta de mergulhar ou vai viajar com crianças, setembro e outubro são os meses mais indicados, quando o mar está mais calmo. Já para os surfistas, em janeiro as águas se agitam e formam boas ondas!!!

O clima da ilha é o tropical, quente o ano todo, com temperatura média anual de 26 °C e chuvas concentradas entre fevereiro e julho, sendo abril o mês mais chuvoso. 
Ao longo do ano a temperatura da água do mar varia entre 26 °C e 28 °C.


Foto: Mundo Amor Fernando de Noronha



Alguns dias antes de embarcar, pagar as taxas ambientais obrigatórias pela internet, pois as filas costumam ser grandes no aeroporto na chegada à Ilha: Clique Aqui  
Taxa de preservação ambiental 
Taxa de acesso ao parque nacional 

Pagar a taxa de acesso ao parque nacional e pegar a carteirinha do Parque nacional marinho assim que desembarcar na ilha !!! (Numa casa amarela no centro da villa dos remédios, ao lado do restaurante flamboyant) 

Fazer o agendamento das trilhas que irá fazer assim que tiver em mãos a carteirinha de acesso ao PNM, pois o acesso ao parque nacional é limitado (preservação ambiental).

 Há aluguéis de máscara de snorkel, colete de flutuação e nadadeiras na ilha. Esses materiais são obrigatórios para o acesso às piscinas naturais. Por questões de higiene e comodidade, optamos por comprar nossas máscaras e levá-las, deixando para alugar lá apenas o restante. Essa opção foi ótima, pois com elas diariamente à disposição, acabamos mergulhando em todas as praias e conseguimos enxergar muito mais a vida marinha!!! Ah, máquina fotográfica aquática também é um item indispensável!!!

 acentos nos Vôos  / melhores vistas:
Ida: sentar do lado esquerdo 
Volta: sentar do lado direito 

 Se gosta de sombra, alugue guarda sol na vila. Apenas na praia cacimba do padre há aluguel de guarda sol. As demais praias não tem infra estrutura.

Saia sempre com snacks, bebidas, protetor solar, toalha e tudo o que precisa para um dia de praia (e alguns com trilha!!!). Sem exagerar pra não carregar peso a toa, mas as praias costumam não ter nenhuma infra estrutura.


Foto: Mundo Amor Fernando de Noronha


Dicas de locomoção:

 Alugar bugue por alguns dias para desbravar toda a ilha !!! Ou use o taxi bugue para ter acesso às praias mais distantes. 

🔴 OBS: Não alugar Buggy do china!!! Quebra muitoooo!!!



Foto: Mundo Amor Fernando de Noronha


✳ 1o) pagar a taxa de acesso ao parque nacional e pegar a carteirinha do Parque nacional marinho assim que desembarcar na ilha !!! (Numa casa amarela no centro da villa dos remédios, ao lado do restaurante flamboyant) 

 2o) fazer o agendamento das trilhas que irá fazer assim que tiver em mãos a carteirinha de acesso ao PNM, pois o acesso ao parque nacional é limitado (preservação ambiental).

 Passeio ilhatur com agência ou contratar um privativo (passeio particular) - objetivo é conhecer toda a ilha para depois voltar nos lugares prediletos no seu tempo!!!

 Passeio de barco - fizemos com a empresa trovão dos mares e foi maravilhoso! Com adicional de PLANA SUB, por favor!!! A pranchinha que te leva para o fundo do mar. O Almoço delicioso dentro da embarcação, ancorado na praia dos Sanchos é inesquecível. 
É possível ter a visita de golfinhos durante parte do trajeto.


Foto: Mundo Amor Fernando de Noronha

 Baia dos golfinhos - o ideal é ir entre 5h às 7h da manhã para conseguir ver centenas de golfinhos e seus filhotes, um espetáculo da natureza que é visto em poucos lugares do mundo (show dos golfinhos rotadores). Um passeio Imperdível!
Para observar os golfinhos existe um mirante, onde acesso é feito por uma trilha que também leva à Baía do Sancho e ao Mirante da Baía dos Porcos. 


Baia dos Golfinhos - Começando o dia com yoga e contemplando esse paraíso!

 Mergulho de cilindro (Batismo para iniciantes e também opção para mergulhadores credenciados). Escolhemos a companhia águas claras. Foi uma experiência surpreendente!!!
Uma excelente opção para quem deseja explorar um pouco o fundo do mar, mas tem receio em fazer o mergulho com cilindro: adicione o ⓐⓠⓤⓐⓢⓤⓑ ou ⓟⓛⓐⓝⓐⓢⓤⓑ no seu passeio de barco!!!! Aventuras, descobertas... O fundo do mar reserva surpresas e vivências inesquecíveis. É super simples mergulhar com a pranchinha! E deliciosoooo!!!!


Turtle selfie nas águas cristalinas da Baía do Sancho!

 Trilhas e piscinas naturais:
Há muitas opções de trilhas com níveis diferentes de dificuldade (curtas e longas) por toda a ilha. Com o agendamento prévio na casa amarela (mencionado no início), nós optamos por fazer as trilhas menores e garantir momentos de muita paz e energia nas piscinas naturais (de preferência de manhã para pegar a maré baixa).  
Recomendamos: 
 Praia do atalaia - trilha curta - piscina natural com alguns tubarões bebês que nadam super próximo da gente!!! (Foto!!!) 
 Trilha dos abreus - piscinas naturais inesquecíveis 
buraco do galego (praia do cachorro) 
piscina natural na praia do bode. 


Nadando com o tubarão * Praia do Atalaia 

Para ter acesso é preciso agendamento com antecedência para a trilha.

Trilha dos Abreus - acesso a piscinas naturais inesquecíveis!

✅ Sunset em Noronha: onde assistir o pôr do sol!?

Sugestão: vá a cada dia num lugar diferente para apreciar as maravilhas da ilha de diversos ângulos. A natureza por si só irá te envolver!!! Ir cedo, pois costuma não sobrar espaço pra sentar e não se esqueça de levar repelente!!! 

 Forte da vila dos remédios: a vista é para as praias do cachorro, do meio e conceição!! O forte é o mais preservado da ilha, e a vista das estrelas a noite também é incrível (levar lanterna, pois não há 💡);

 Fortinho do boldró. Com a vista para a praia dos americanos, ouvindo uma música ao vivo e podendo usufruir do barzinho que há ali, o sol se põe próximo ao morro dois irmãos. A galera grita, aplaude e tira lindas fotos. É uma energia incrível!!! 


SUNSET Fortinho do Boldró 

 Há opções de Lounges como o Bar mergulhão (ao lado do porto) e o Lounge bar do meio (entre praia do cachorro e Conceição). Não tive a oportunidade de ir no primeiro, mas o bar do meio me encantou taaaanto que voltei mais vezes!!! O DJ manda muito bem no som que varia de chill out, house e deep music. No cardápio tem diversas opções de aperitivos e drinks. Há espreguiçadeiras e bangalôs para gente se acomodar. O bom é chegar cedo e ir embora só quando fechar!!! 


SUNSET lounge Bar do Meio

 o pôr do sol na cacimba do padre é lindo, pois dá pra ver de pertinho o morro dois irmãos e essa é a praia com a maior infra estrutura (bar/restaurante; ducha; aluguel de guarda sol; etc..);

 Capela de São Pedro: de lá se vê o pôr do sol e em seguida o nascer da lua (cheia! Se der sorte!!!). Onde quer que você vá, a memória e a energia ficarão em você pra sempre !!

O SUNSET na Capela é ainda mais abençoado 



Há diversas opções de pousadas na ilha, desde domiciliares à VIPs. Em nossa viagem de 10 dias optamos por conhecer 2 delas: Pousada pedras secas e Pousada Colina SPA. Ambas experiências foram ótimas e recomendamos

A primeira é mais bem localizada, no centro da villa. Já a segunda fica um pouquinho mais distante e, com isso, tem uma vista linda do oceano!!!
Estivemos em algumas pousadas domiciliares e não gostamos da proposta. Os quartos costumam ser bem simples e os serviços totalmente limitados. Parece mais uma opção no estilo “albergue”.

Para verificar todas as opções, acesse esse site: Clique aqui.

Pousada Pedras Secas


Foto Reprodução: Google

Foto Reprodução: Google


Acompanho e admiro muito o trabalho da Lala Rebelo e suas dicas de viagens são sempre válidas para mim. Ela esteve em Noronha recentemente e viajou com seu bebê. Portanto, vou mencionar aqui as sugestões e escolhas de hospedagem dela para inspirar vocês com mais ótimas opções em Noronha. Segue abaixo:


Entre as pousadas com boa infraestrutura em Fernando de Noronha, essa é uma das que tem o melhor custo-benefício. A começar por sua área de lazer que inclui uma PISCINA DE BORDA INFINITA com vista para o Morro do Pico, um dos cartões-postais de Noronha. Só a Morena e a Pousada Maravilha têm piscinas assim com uma bela vista, mas o preço da Morena compensava mais.
Além da piscina maravilhosa, a Pousada Morena tem outros atrativos: atendimento espetacular (são muuuito atenciosos), um delicioso café da manhã (incluído), bom restaurante para almoço e jantar, boa localização, perto de várias praias lindas e serviço de transfer de/para aeroporto.


Essa é uma das mais novas pousadas de Fernando de Noronha e pertence ao casal Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank. Está super em alta e tooooodo mundo tem falado muito bem, principalmente pelo ótimo atendimento. As instalações são modernas, cheias de peças de design brasileiro. A pousada conta com piscina, porém não tem vista. 


Considerada uma das melhores pousadas de Fernando de Noronha, com decoração no estilo rústico-chique. A Pousada Maravilha também tem uma belíssima piscina de borda infinita, com vista para a Baía do Sueste (mar bem azul turquesa). O restaurante da pousada, aberto também a não-hóspedes, é muito bom. 

Essa pousada é aquele achadinho. Fica ao lado da Morena. É novíssima!! Tem apenas 1 ano. É uma ótima opção para quem não abre mão de conforto, de um local bonito e bem decorado e um serviço de primeira qualidade, mas não quer investir em uma hospedagem mais cara. Ela tem um excelente custo-benefício. Uma graça! 

Apesar de parecer mais remota, por estar em um “vale”, rodeada de muito verde, ela fica bem pertinho da Vila dos Remédios (centro histórico de Noronha). O restaurante é ultra recomendado (inclusive para não-hóspedes). Tem uma piscina bonita e é muito bem avaliada.

Outras opções de pousadas :
::: MÉDIO OU ALTO PADRÃO
::: UM POUCO MAIS ECONÔMICAS, MAIS SIMPLES


Me surpreendi com as delícias culinárias em Noronha!!! Se eu que não como frutos do mar, adorei, imagina quem ama... Gastronomia de primeira!!!!

 Comida tailandesa na pousada beiju pira 

 Pousada Zé Maria #festivalgastronomico as 4a e sábados a partir das 20h: Banquete de paella, frutos do mar, massas, comida japonesa, sobremesas. Experiência única!!! Obs: A reserva deve ser feita com antecedência. Clique Aqui

 Pousada Maravilha - começar pelo queijo de coalho na carroça e cheesecake de pitanga.

 Varandas restaurante - o melhor na minha opinião!!! 

 Chica da silva restaurante 

 Du mar (oferecem serviço de transfer) - piscina à disposição dos clientes!!! 

 Cheiro verde restaurante 

 Tapiocarias e açaí 

 Museu do tubarão - visual lindooo!!! 

 Mergulhão lounge - bangalôs e vista lindíssima!!!! 

 buffets da ilha: 
* flamboyant
* do biu


Foto: Mundo Amor Fernando de Noronha

Morro Dois Irmãos * Praia Baía dos Porcos


Morro Dois Irmãos * Praia Baía dos Porcos




Reserve seus hotéis, aluguel de carros e contrate seguro viagem pelos links e banner do blog mundo amor. Você não paga NADA a mais por isso e nos ajuda com uma pequena comissão a manter o blog repleto de dicas de viagens :)

Gostou da nossa experiência nesse hotel ? Faça sua reserva através do booking, clicando aqui.

Para outras opções de acomodação em Fernando de Noronha, clique aqui.

Para aluguel de carro, clique aqui. 

Para seguro viagem, clique aqui.


Com carinho,
Bárbara.