Mendoza - Briefing

maio 13, 2018 Blog Mundo Amor 0 Comments




Programando a próxima viagem? Que tal América do Sul? Explorar novas paisagens, degustar vinhos exclusivos e deliciosos sabores, entrar em contato com uma cultura internacional ??? Se hospedar em hotéis vinícolas, aos pés da Cordilheira dos Andes??? Tudo isso é possível na cidade de Mendoza, na Argentina. Acompanhe nossa postagem e prepare-se para se apaixonar, assim como nós!!! Sirva-se de uma taça de vinho e boa viagem!!!


Estivemos em Mendoza duas vezes: a primeira em em Maio de 2018 por quatro dias e a segunda em Fevereiro de 2020, por cinco dias. 
Esse post é um apanhado geral com as principais informações sobre esse destino dos vinhos, nossas experiências e sugestões. 

> Ao final do post, clique nos links Mendoza 2018 e Mendoza 2020 para ter acesso aos nossos roteiros completos com todas as experiências dessas duas visitas a cidade dos vinhos !!!



Mendoza é a capital e a maior cidade da província de Mendoza, na Argentina. Localiza-se no oeste do país, nas bordas dos Andes e é um importante polo de produção de vinho e azeite. A cidade de Mendoza é a quarta cidade da Argentina em quantidade de habitantes no conjunto urbano, possui cerca de 1 milhão de habitantes na Grande Mendoza e pouco mais de 100 mil na cidade.

Mendoza possui centenas de vinícolas em regiões próximas sendo uma das maiores áreas dedicadas ao vinho da Argentina e a maior produtora. São 5 as regiões produtoras dentro da provincia de Mendoza e a algumas horas da cidade, são elas: Lujan de Cuyo, Uco Valley, partes de Lavalle e Las Heras, partes de San Martin e Rivadavia e San Rafael e General Alvear.

Ao longo de 100 km de estrada, há mais de 1200 bodegas (mais de 100 abertas a visitação). 

Foto Blog Mundo Amor


Para chegarmos ao nosso destino, na Argentina, voamos um Gol, saindo diretamente de Gaurulhos para Mendoza, com duração de 3 horas e 50 minutos. A aeronave não tinha televisão,  portanto recomendamos levar um livro, ou baixar um filme ou série do Netflix no seu celular ou Ipad...
Outra opção é comprar o acesso ao wifi que tem valor para todo o voo ou também para apenas 1 hora.

COMPANHIA GOL: Os vôos da Gol direto entre São Paulo e Mendoza são operados às quintas e domingos.
Os vôos partem de São Paulo às 10:50h e chegam a Mendoza às 14h30. Na volta, o avião decola de Mendoza às 15h20 e chega em São Paulo às 18h45.
Sempre lembrando que um benefício extra nesta rota -- e que ninguém fala -- é que fica mais fácil emitir e fazer a dobradinha óbvia Mendoza + Santiago sem precisar passar por Buenos Aires. Compre (ou emita com milhas) a ida a Brasil-Mendoza e a volta Santiago-Brasil (ou o contrário). Entre as duas cidades, vá de ônibus, com os Andes passando na sua janela.

COMPANHIA LATAM:
A partir de 25 de março de 2018, A Latam passou a disponibilizar o voo JJ8140, que decola de São Paulo/Guarulhos às 7h25min de terças-feiras, sextas-feiras e domingos, e pousa em Mendoza às 11h35min, em uma viagem com 4 horas e 10 minutos de duração. O percurso inverso é realizado pelo voo JJ8141, que decola de Mendoza às 16h48min de terças-feiras, sextas-feiras e domingos, e pousa em São Paulo/Guarulhos às 20h30min, em uma viagem de 3 horas e 42 minutos de duração.



Mendoza possui um clima árido e continental. As temperaturas apresentam uma grande oscilação anual e as precipitações são escassas.
O verão é quente e úmido, com temperatura média girando em torno de 25 ° C, e é a época mais chuvosa do ano.
O outono (Março a Junho) é morno e sereno com garoas e a vegetação ganha tons ocres, amarronzados e dourados. 


Foto Blog Mundo Amor


Foto Blog Mundo Amor

O inverno (julho a setembro) é frio e seco, com temperatura média abaixo dos 10°C, geadas noturnas ocasionais e escassas precipitações. Na Alta Montanha as nevadas podem chegar aos 600 mm.
É possível pegar -5oC no começo de junho.

A ocorrência de neve e chuva com neve não são raras e ocorrem geralmente, uma ou duas vezes por ano, embora com pouca intensidade nas zonas mais baixas da cidade.


Foto Google



·         Assim que fechar sua viagem à Mendoza, pesquise e escolha as bodegas que quer visitar. O agendamento prévio deve ser feito com a maior antecedência possível, pois há muita procura pelas principais vinícolas da região e na grande maioria delas, não é possível a visitação nem mesmo para compra de vinhos, sem agendamento marcado. Há seguranças na entrada de todas elas com lista em mãos para verificação.

·         Se você tiver poucos dias na cidade, procure se hospedar na região que mais se interessa pelas vinícolas, para que a viagem não se torne cansativa e para que consiga agendar até 3 visitas a bodegas distintas no mesmo dia.

       Agende pelo menos 2 bodegas para que consiga explorar bastante e conhecer as maravilhas e exclusividades de cada vinícola.

·        Escolha a paisagem que quer ver para, então, programar a data da sua viagem: a colheita das uvas acontece geralmente entre fevereiro e abril. Ou seja, se for depois desse período, irá ver as parreiras sem uvas. Mas se seu desejo é ver a Cordilheira dos Andes coberta de neve, agende sua viagem no auge do inverno (julho a setembro).

·       O ideal é dividir os passeios por regiões, que são 3 principais: Luján de Cuyo, Maipu e Vale do Uco.

·       *  Escolha entre contratar motorista ou alugar um carro:
  
Todos os nossos traslados, incluindo pick up nos hotéis e aeroporto, sairiam por 700 dólares (não incluía entradas, bebidas e alimentação). As distâncias a serem percorridas não são curtas, as estradas não são muito bem sinalizadas, mas mesmo assim optamos por alugar um carro e fazer todos os trajetos por conta própria, com privacidade e desfrutando esses momentos com nossos amigos (estávamos em 2 casais). Escolhemos um carro com bom porta malas e confortável e o período todo ficou por R$800,00 (rodamos 700 km em apenas 4 dias de viagem).

 *  Para comprar azeites, vinhos e doce leite, entre outros produtos locais, visite a loja no centro de Mendoza, a Sol y Vino. Clique aqui  
A loja também vende caixas especiais para levar as garrafas de vinho no avião!! Lembre – se de checar o limite de bagagem e o custo de malas extras.
É permitido levar até 16 garrafas de vinho por pessoa para casa na mala despachada e 6 garrafas por passageiro na mala de mão, a preços locais!!!! 
Um verdadeiro convite para reviver momentos e sabores desse destino quando estiver de volta em casa!!!


Foto Blog Mundo Amor

·      Nossas bodegas favoritas por região:

·       Luján de Cuyo 🍁

Achaval Ferrer
Chandon
Catena Zapata
Luigi Bosca
Domínio del plata
Pulenta estate
Norton
Ruca Malen
Septima
Belasco - sala dos aromas
Tapiz
Terraza de Los Andes

·       Valle do Uco 🍁

Bodega salentein
O. Fournier
Andeluna
Atamisque
Azul
Zuccardi Valle de Uco 

·        Maipú 🍁

CarinaE
Família Zuccardi
Trapiche
Lopez




Centro ou bodega? Vai depender do que você espera de Mendoza. O que podemos garantir é que a cidade oferece excelentes opções de hospedagem, e para todos os bolsos. Que tal ficar nos dois tipos e curtir as duas experiências?
Ir a Mendoza e não sonhar com um chalé aos pés da Cordilheira dos Andes, com vista para os vinhedos, é quase impossível. E esse tipo de hospedagem é real! Se você sonhou com esse cenário e espera acordar comendo uvas do pé, sinta-se realizado. Mas como todo sonho tem um preço, podemos dizer que este tem um bem alto.
Algumas bodegas oferecem hospedagens românticas - rústicas ou luxuosas - com todos os mimos que você merece. É realmente sensacional! Então, qual é a dúvida? Hospedar-se nas bodegas custa bem mais e elas ficam muito afastadas da cidade. Se a ideia é curtir o lado campestre de Mendoza, esta é a sua melhor opção; porém se você gosta de viver a cidade, pretende conhecer a vida noturna, os cassinos, as dezenas de restaurantes e bares e ainda ter acesso fácil às agências de turismo, que tal hospedar-se na áerea urbana de Mendoza?


* Em 2018, Como tínhamos apenas 4 dias em Mendoza e os nossos sonhos eram de mergulhar nas bodegas e seus vinhedos, optamos pela experiência de nos hospedarmos aos pés dos Andes, no hotel vinícola, magnífico Casa de Uco  Vineyards & Wine Resort, na região de Valle de uco, onde o slogan é Desfrutar da mudança das cores na montanha, do vinhedo e do céu ao longo do dia. Deixar-se hipnotizar pelos quadros que a natureza presenteia”. 


A experiência foi maravilhosa. Pudemos realmente relaxar, apreciar a natureza, admirar as paisagens, desfrutar de um atendimento ímpar e degustar vinhos e pratos dignos de chef !!!!Um convite para viver o momento em todos os seus sentidos. O hotel tem seus vinhedos privados e sua própria bodega – e disponibiliza aos hóspedes visita e degustação de vinhos premium sem custo extra. (Clique aqui para fazer sua reserva)
Foto Blog Mundo Amor


Foto Blog Mundo Amor

* Além dessa experiência, em 2020, como tínhamos 5 dias em Mendoza, optamos pela experiência de nos hospedarmos aos pés dos Andes, dentro do complexo THE VINES, na casa de hóspedes GIMENEZ RIILI, na região de Valle de uco. Há apenas 4 quartos e, portanto, muita privacidade. Eles são amplos e nos remetem a uma hospedagem bastante "domiciliar". Têm uma varanda que dá acesso ao jardim e ao lago, com vista para os Andes. O restaurante serve café da manhã, almoço e jantar (a hóspedes e não hóspedes - com reserva antecipada). 
A experiência foi positiva. Pudemos realmente relaxar, apreciar a natureza, admirar as paisagens e tomar diariamente café da manhã contemplando uma belíssima (e próxima!) vista da Cordilheira dos Andes. 
Um convite para viver o presente momento em todos os seus sentidos!!! 
O hotel tem seus vinhedos privados e sua própria bodega – e disponibiliza aos hóspedes visita e degustação de vinhos exclusivos. 
(Clique aqui para simular e efetivar a sua reserva)


Foto Blog Mundo Amor

Sugerimos também outras opções de acomodação que podem te surpreender: 

SUGESTÕES NA REGIÃO DAS VINÍCOLAS (em hotéis vinícolas): 


* The Vines Resort e Spa, com sua piscina de tirar o fôlego e cozinha super renomada. Certamente nossa opção para a próxima ida a Mendoza. Nos encantamos com esse hotel !!!! (Clique aqui para fazer sua reserva)

Foto Blog Mundo Amor


* hotel boutique Entre Cielos, com seu delicioso spa hamam. Uma das opções Luxury Hotels !!!! (Clique aqui para fazer sua reserva)


Foto Blog Mundo Amor

Casa PetriniLocalizada em Tupungato, a 70 metros da Vinícola La Azul, a Casa Petrini oferece acomodações com restaurante, estacionamento privativo gratuito, bar e jardim. Este hotel 5 estrelas oferece serviço de concierge e depósito para bagagem. O hotel dispõe de quartos família. 
(Clique aqui para simular e efetivar sua reserva)


Casa de Hóspedes La AzulOferecendo vistas impressionantes da paisagem ao redor e uma piscina ao ar livre, a Casa de Huéspedes La Azul oferece acomodações em Tupungato. A propriedade tem WiFi gratuito e uma decoração bastante elegante.
(Clique aqui para simular e efetivar sua reserva)




SUGESTÕES NA REGIÃO CENTRAL EM MENDOZA:


* PARK HYATT - Clique aqui para simular e efetivar sua reserva

* SHERATON - Clique aqui para simular e efetivar sua reserva 


► clique aqui para pesquisar outras opções de hospedagem em Mendoza e seus arredores. 



Além de explorar o universo dos vinhos, há opções de esporte para se fazer em Mendoza:

A cidade recebe a maioria dos montanhistas em busca de aventura na maior montanha das Américas. Com 6942m de altitude, o Aconcágua domina a paisagem da região e promove o turismo e movimenta o comércio da cidade. 

Relaxar, admirar paisagens incríveis, desfrutar os menus de passos (de 3 a 6 passos) com tradicionais pratos argentinos harmonizados com vinhos diretamente das vinícolas mais renomadas da Argentina.

Tocar nos Andes :) estávamos há 9 km (do nosso hotel) da cordilheira e fomos até ela... escalamos, tocamos e admiramos dali um por do sol incrível. Experiência inesquecível !!!

Mendoza também é uma oportunidade para praticar esportes de aventura. Trilhas, escaladas em gelo,rafting, voos de parapente... tudo com a proteção do "sentinela de pedra", Aconcágua, o ponto mais alto das Américas.





A expectativa em torno da comida argentina é sempre das melhores; excelentes cortes de carnes, aliados a vinhos de qualidade... não poderia dar errado. E nesse quesito Mendonza é imbatível! Os restaurantes atendem os paladares mais exigentes. É hora de fazer aquele tão sonhado turismo gastronômico, a preços bem mais em conta do que no Brasil.
Esqueça a economia em comida! Mendoza não é lugar para viver de empanadas e chorizo. Que tal investir uma parte da verba em menus degustação inesquecíveis? Ou um almoço com vista para a Cordilheira dos Andes e os vinhedos? E aquele jantar harmonizado com os melhores vinhos da casa? Não faltarão opções para tornar a sua estada na cidade deliciosa.
Para o almoço, nada como um dos restaurantes das dezenas de bodegas. Vale organizar o dia para estar na hora da fome em uma das vinícolas que têm restaurante. A maioria apresenta um menu degustação fixo, de 3 a 8 pratos, sempre harmonizados com os vinhos da casa. Prepare-se para comer muito! Os menus são bem servidos e, ao final, talvez não reste espaço para a sobremesa. Não se esqueça de fazer a reserva com antecedência e de chegar na hora marcada. Muitas bodegas oferecem pacote com tour pela propriedade e almoço. Se preferir algo mais leve, algumas dispõem de lanches rápidos e até de piqueniques ao ar livre. Uma delícia! No verão, muitas bodegas fazem refeições especiais, como parrilladas, ao ar livre e em meio às uvas. 
O jantar é um ótimo momento para curtir o centro de Mendoza. Os restaurantes da cidade não deixam em nada a desejar quanto aos das bodegas. Os menus são mais extensos e você terá mais liberdade para escolher a refeição. Aqui vale uma dica: os moradores costumam sair de casa depois das 22h; antes desse horário, os restaurantes estarão um pouco vazios. Se você não tiver reservas, tente ir mais cedo. Vale lembrar que, em Mendoza, é sempre bom ter a reserva antecipada.
Assados – as carnes  e as parrillas são um clássico argentino. E estão presentes com toda a força em Mendoza. Não deixe de provar as verduras assadas na parrilla, são o grande diferencial do churrasco argentino. E ainda: chimichurri (molho que acompanha a parrilla), as saladas sempre divinas e muito bem temperadas,a molleja (timo do boi) e as salsichas parrilleras.
Empanadas – outro clássico da cozinha local. Uma espécie de pastel assado no forno, mas em várias versões de recheio com carne, azeitonas, ovos e até passas. Em muitas parrillas em Mendoza, as empanadas são servidas como entrada.

Doces em compota
Um dos doces mais típicos de Mendoza são as compotas, como marmeladas, geleias e outras frutas cristalizadas (algumas estranhas como a alcayota, fruta típica da região). Os mendocinos comem os doces de compota com queijos.

Doce de leite
doce de leite, assim como em toda a Argentina, também é outro doce marcante. A grande dica é provar o doce de leite e os alfajores da marca local e artesanal de Mendoza: Entre Dos. É possível comprar o doce de leite em vários estabalecimentos como o da loja de vinhos no centro da cidade, a Sol y Vino.

Azeite
A produção artesanal de azeites em Mendoza está crescendo. Muitas bodegas já produzem também o seu próprio azeite (como Zuccardi e Achaval Ferrer). Há inclusive ponto turístico para degustação de azeites aromatizados, Olivícola Pasrai.

Malbec
É o ícone da região e não pode faltar para harmonizar com os pratos e restaurantes que você vai provar. Mas a dica é se deliciar também outros da região como Bonarda, Cabernet Sauvignon, Syrah e Tempranillo.

Prove ainda: os embutidos, os queijos e o flan con dulce de leche.

Fonte: Blog Melhores Destinos

* ONDE COMER EM MENDOZA:

VINÍCOLAS:

Abaixo relação do que experimentamos e recomendamos:

1. Andeluna

Na Bodega Andeluna, tanto o visual como o aconchego e decoração são tão interessantes como a saborosíssima comida. O astral da vinícola é incrível. Os ingredientes são em grande parte orgânicos. O menu harmonizado pode ser servido de 6 ou 3 passos.
De quebra tem o destaque desse visual da Cordilheira no Valle de Uco. 
(Clique aqui para acessar o site)

Foto Blog Mundo Amor


Foto Blog Mundo Amor

Foto Blog Mundo Amor

2. Trapiche

Fomos convidadas a almoçar no Restaurante dentro da Bodega Trapiche no nosso último dia antes de partir.
Ficamos extremamente encantadas com a beleza do lugar, o excelente atendimento de todos, principalmente da Sommelier Soledad, que nos explicava exatamente o vinho que harmonizava com cada prato (com cada “passo”) com muito carinho, atenção, conhecimento e amor pelo que faz. Altíssima qualidade na comida, nos vinhos, azeite e pães de vinho (cabernet sauvignon) também produzidos por eles.   (Clique aqui para acessar o site)


Foto Blog Mundo Amor


Foto Blog Mundo Amor

Foto Blog Mundo Amor
                        
3. Norton

Restaurante La Vid oferece opções de menu a la carte (o que escolhemos) e também menu de passos.
Tudo o que experimentamos estava maravilhoso e o ambiente é bastante agradável.

4. Ruca Malen

Ao chegarmos na bodega, fomos muito bem recepcionados e encaminhados ao restaurante onde nosso almoço seria servido: um box todo de vidro com vista para as parreiras e todo o jardim da propriedade!!! uau!!! Essa chegada já nos tirou suspiros!!! 
    Nos deliciamos com um menu de 6 passos (6 pratos) harmonizados com 6 vinhos exclusivos, onde 2 deles não tinham nem rótulo e também não são comercializados. A enóloga da vinícola é a pessoa encarregada a nos servir e explica como cada vinho é produzido, nos convida a observar cada aroma e paladar que ele proporciona na boca. Uma experiência completa!!!
    Após o almoço, tomamos café com petit four em um aconchegante sofá com vista também para o jardim. 


Foto Blog Mundo Amor

    
     5. Septima

O restaurante da bodega, MARIA, fica no piso superior do prédio. A vista para o vinhedo e suas inúmeras parreiras com uvas é de tirar o fôlego!!!! 
O sofisticado menu foi de 5 passos, harmonizados com vinhos exclusivos, das linhas reserva. 
Uma experiência gastronômica única e impecável. Atendimento magnífico, com explicações sobre cada passo e harmonização perfeita!!!! 
Toda a equipe estava muito preparada e nos recebeu com muito carinho, aconchego.
Essa experiência evidenciou a paixão que temos por Mendoza: excelente atendimento, gastronomia de primeira, vinhos exclusivos, belezas naturais, paz, privacidade, glamour e muito romance!!! Com certeza um " must go" na sua ida a Mendoza.  


Foto Blog Mundo Amor


6. Lopez

Sua proximidade ao aeroporto é um convite para podermos nos despedir desse destino conseguindo incluir uma visita antes do voo internacional , de volta ao Brasil. 
Almoçamos no restaurante do prédio principal com um menu a la carte. Os pratos estavam saborosíssimos e o atendimento foi muito bom!!! 
Nos surpreendemos com a variedade de vinhos e espumantes e, principalmente, com a qualidade de todos eles!!!!
Compramos muitas garrafas e essa compra foi a mais acessível de todas que fizemos. Sem dúvida, os vinhos LOPEZ entraram na nossa lista de melhor custo benefício em Mendoza e essa parada se tornou obrigatória para nossas próximas visitas a cidade dos vinhos: na chegada ou na partida, certamente passaremos por lá todas as vezes!!!! 


Foto Blog Mundo Amor


7. Bodega La Azul

A La Azul é outra bodega da região do Valle de Uco. Uma bodega-boutique, pequena e familiar, toda charmosinha e rústica. O restaurante tem um ar jovem e despojado, com cores vibrantes nos objetos contrastando com o azul e branco que impera no ambiente e na paisagem aos pés do imponente Cordón del Plata.  A cozinha impressiona, foi um almoço harmonizado tão especial quanto o que tivemos na El Enemigo.
O menu em 5 passos é fantástico e os vinhos, idem. Após a refeição o proprietário e enólogo da casa, Ezequiel,  faz um breve tour pela propriedade e pelas barricas da La Azul. O cultivo de uvas e a produção de vinhos da família é uma tradição há mais de 70 anos.
Dica: a La Azul fica bem próxima da vinícola Salentein.
8. Bodega Zuccardi – um dos almoços que já foi um dos mais populares de Mendoza na região de Maipú. O restaurante tem decoração rústica-chique. 

9. Bodega Largarde  (Lujan de Cuyo) – oferece menu de 3 a 6 passos, muito elogiada por quem fez. 
(Clique aqui para acessar o site)


10. Restaurante Siete Fuegos, Chef Francis Mallmann, dentro do complexo THE VINES

Tivemos 2 experiências no Siete Fuegos, uma para almoço e outra para jantar. O restaurante, dentro do The Vines Resort & Spa, tem uma vista privilegiada para a Cordilheira dos Andes e também para um lindo lago com parreiras ao fundo. 
     O menu é variado e todos os pratos que experimentamos, estavam magníficos!!!
     A gestora de Marketing, Maria, nos fez companhia em uma das nossas refeições, nos recomendou uma polenta com molho de tomates frescos de entrada e esse acabou sendo o nosso prato eleito como a melhor polenta que já comemos em toda a vida, até mesmo na Itália. Simplesmente D-I-V-I-N-A!!!!

    Nos deliciamos com os toques do chef Francis Mallmann em cada detalhe, regados aos vinhos exclusivos que o Pablo nos presenteou, na agradável companhia da Maria.  


Foto Blog Mundo Amor


    11. Há muitos restaurantes no centro de Mendoza, mas não tivemos a oportunidade de conhecê-los, devido a sempre termos nos hospedado na região de Valle de Uco, em hotéis vinícola, bastante distantes. 
    O jantar é um ótimo momento para curtir o centro de Mendoza. Os restaurantes da cidade não deixam em nada a desejar quanto aos das bodegas. Os menus são mais extensos e você terá mais liberdade para escolher a refeição. Aqui vale uma dica: os moradores costumam sair de casa depois das 22h; antes desse horário, os restaurantes estarão um pouco vazios. Se você não tiver reservas, tente ir mais cedo. Vale lembrar que, em Mendoza, é sempre bom ter a reserva antecipada.

Se quiser aprofundar a pesquisa e buscar mais inspirações para a sua viagem, clique aqui e acesse o post completo da viagem a MENDOZA em 2018. 

Clicando aqui você irá acessar o post na íntegra da viagem a MENDOZA em 2020. 


Reserve seus hotéis, aluguel de carros e contrate seguro viagem pelos links e banner do blog mundo amor. Você não paga NADA a mais por isso e nos ajuda com uma pequena comissão a manter o blog repleto de dicas de viagens :)

Gostou da nossa experiência nesse hotel ? Faça sua reserva através do booking, clicando aqui.

Para outras opções de acomodação em Mendoza, clique aqui.

Para aluguel de carro, clique aqui. 

Para seguro viagem, clique aqui.

Com carinho, 
Bárbara e Renata