Pousada Refúgio da Vila * Praia do Forte BAHIA

fevereiro 10, 2019 Blog Mundo Amor 0 Comments





Em novembro de 2018 estivemos na Praia do Forte para a comemoração de 3 anos da Mariah (filha da Renata) e a nossa escolha de acomodação foi a magínifica Pousada Refúgio da Vila, com o selo que amamos e nos identificamos muito, Roteiros de Charme. 
A localização da pousada é ótima (a poucos minutos a pé da vila da praia do Forte), serviço de primeira, atendimento personalizado, poucas acomodações (leia - se privacidade e exclusividade), culinária renomada e charme (muito charme!). 
Os hotéis de luxo da região são, na grande maioria, resorts e nós não nos identificamos com esse tipo de acomodação. 
Optamos sempre por hotéis minimalistas e boutique e ter escolhido a Refúgio da Vila foi realmente uma excelente opção para as 4 noites que passamos nesse destino. A pousada nos convida mesmo a viver um refúgio da vida corrida e diária de trabalho e proporciona um relaxamento incrível, em meio a natureza exuberante e muita tranquilidade. 
O único ponto "fraco" é não ser pé na areia, mas o acesso à praia é tranquilo e próximo (10 minutinhos caminhando). A pousada disponibiliza (com uma taxa) bicicletas para os hóspedes circularem a região sem a necessidade de alugar carro. Por outro lado, isso acabou nos motivando a circular muito no centrinho nos finais de tarde e a explorar mais praias da região !!!!



Praia do Forte é uma vila de pescadores no litoral norte da Bahia, pertinho de Salvador, que apesar do clima rústico, oferece ótima infraestrutura para os visitantes. O destino é muito procurado por causa de suas praias de águas águas quentinhas e pelo litoral cheio de piscinas naturais.
A vila é um exemplo perfeito de lugar que conseguiu desenvolver a infraestrutura para os visitantes sem perder a essência local.


Arquivo Pessoal * Blog Mundo Amor

O Aeroporto de Salvador é o mais próximo, a cerca de 55 km através da Estrada do Coco (BA-099).
A forma mais confortável de chegar – com ótimo custo-benefício para quem está em grupo – é alugar um carro no aeroporto.

As opções táxi e Uber também têm suas vantagens se você estiver em duas ou mais pessoas, mas não ter carro pode limitar sua visita à praias vizinhas.

Estando hospedado no centro da vila, a circulação por ela pode ser a pé, até porque as ruas principais são fechadas para veículos.

Também é possível caminhar até as praias, ou chegar de carro próprio, táxi e Tuk-Tuk, muito comum por lá. Os pontos de táxi e Tuk-Tuk ficam perto da Lagoa Timeantube, no comecinho da vila, mas você também encontra os Tuk-Tuks pelas ruas fechadas.

Como as viagens de Uber entre Salvador e Praia do Forte são muito comuns, não é difícil encontrar motoristas disponíveis na vila. Eu mesma consegui me deslocar para vários lugares de Uber, com preço que compensava.


Apesar de ter dias quentes o ano todo, a melhor época para visitar Praia do Forte é fora do período de férias, entre agosto e novembro; e entre março e junho – esse último período pode ter mais chuvas, mas não costuma atrapalhar.

Arquivo Pessoal * Blog Mundo Amor


Localizada em meio à natureza exuberante do litoral baiano, em Praia do Forte, a pousada Refúgio da Vila oferece sossego e tranqüilidade, a apenas 100 metros da praia.
Para os momentos de descanso, o lugar conta com uma infraestrutura que possibilita o contato com a natureza, sem a perda do conforto .
Móveis rústicos e peças do artesanato do artesanato da região fazem parte da decoração elaborada pelo arquiteto Marlon Gama.
Aconchegantes suítes com ar-condicionado e varanda com rede garantem momentos relaxantes com vista para a paisagem. No espaço de lazer, a piscina dividida para adultos e crianças possui hidromassagem e o aconchego da área faz com que o hóspede sinta-se em casa . Depois do banho de piscina, é possível saborear uma água de coco ou uma das das especialidades do restaurante, no bar que conta com o sombreamento de pérgulas de madeira cobertas por vegetação .

As opções de acomodação são: Quartos standard duplos , triplos e quádruplos ; e Quartos duplos superiores (a nossa escolha!!!) - quarto amplo com varanda para o jardim e acesso fácil a piscina. DIVINO !!!! 


Arquivo Pessoal * Blog Mundo Amor

Arquivo Pessoal * Blog Mundo Amor

Arquivo Pessoal * Blog Mundo Amor


* Praias e piscinas naturais: São cinco principais praias, cada uma com suas características. O destaque são as piscinas naturais, que se espalham por boa parte da orla central e são bem acessíveis.
A vantagem das piscinas naturais de Praia do Forte é que são mais amplas, e em uma faixa muito mais extensa de litoral, então não há limite de visitação.

DICA: Confira a Tábua de Marés ou informe-se na sua pousada, pois, para visitar as piscinas naturais, tem que ser na maré baixa, que acontece 2 vezes por dia.

A praia do Lord é a mais famosa para quem busca piscinas naturais e exatamente por esse motivo costuma estar sempre muito cheia de visitantes!!!! A gerente da pousada refúgio da vila nos recomendou ir (com nossa filha de 2 anos) para as piscinas naturais que ela costuma frequentar com seus filhos - uma dica mais local e menos turística!!!!
Fomos caminhando da pousada até lá por 15 minutinhos, passando pela vilinha, sentido a igreja central. Ali, pegamos o acesso pela areia da praia (ao lado direito) e seguimos até encontrarmos diversas e amplas piscinas naturais (elas ficam próximas ao hotel Tivoli). Havia chuviscado pela manhã e a praia estava deserta!!!! Todas as piscinas naturais foram nossas por longas horas!!!


Arquivo Pessoal * Blog Mundo Amor


Arquivo Pessoal * Blog Mundo Amor

* Projeto Tamar: Um passeio imperdível para famílias, especialmente para as crianças!!!

O nome TAMAR é uma contração das palavras tartaruga e marinha. É um projeto conservacionista brasileiro, que revolucionou a luta pela preservação de espécies ameaçadas de extinção. Atua na busca pela preservação das tartarugas marinhas ameaçadas de extinção.

Entre tanques e aquários, são 600 mil litros de água salgada com exemplares da fauna marinha da região e de quatro das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, em diferentes estágios do ciclo de vida. Tem multimídia, cinema, vídeo, aquários, tanques, exposição permanente de painéis fotográficos, loja e restaurante. Um espaço cultural recebe eventos com artistas nacionais, internacionais e locais. As informações estão distribuídas por todo o espaço, através de painéis em português e inglês.

Cada atividade tem seu dia e horário. O visitante faz sua escolha, guiando-se por um painel com o cronograma. Para tirar dúvidas, há monitores nos pontos de encontro, de onde saem as visitas orientadas, e em toda a área do Museu. Há visitas programadas para escolas, universidades e grupos organizados, com duração aproximada de uma hora e meia. Todos podem ter acompanhamento de um biólogo, veterinário ou monitor.

Nossa experiência: Chegamos por volta de 16 horas e conseguimos alimentar e fazer carinho em tubarões lixa!!!! Uma experiência única!!!
É possível também alimentar as tartarugas.
Verifique o horário desses tours especiais no site oficial do projeto TAMAR, clicando aqui.

Arquivo Pessoal * Blog Mundo Amor

Arquivo Pessoal * Blog Mundo Amor

* Passear na vila, conhecer os restaurantes, o centro de artesanato e a Igrejinha de São Francisco de Assis.

A vila de Praia do Forte mistura a autenticidade dos pescadores locais com a sofisticação dos restaurantes e pousadas renomadas nas mesmas ruas. Ao lado da Igrejinha de São Francisco está a colônia de pescadores.
Durante a noite, as ruas ficam cheias, as lojinhas de artesanato fecham tarde e tem muita coisa bacana para admirar ou levar para casa. Os bares e restaurantes são bem ecléticos e vão desde a cozinha local, passando por pizzarias, lanchonetes, até as opções de cozinhas internacionais, como japonesa, italiana e mexicana.


Arquivo Pessoal * Blog Mundo Amor


* Passeio de buggy ou quadriciclo

* Conhecer as praias vizinhas - por do sol em Imbassaí.

* Day use nos grandes resorts: Passamos um dia no IBEROSTAR PRAIA DO FORTE em comemoração ao aniversário da Mariah (3 anos), filha da Renata, minha sócia no blog. (Para ver toda a experiência dessa viagem clique aqui). 

Pagamos o valor de R$350,00 por pessoa (adulto) e pudemos usar as áreas comuns do hotel das 10h até as 20h. Almoçamos no restaurante self service e passamos o dia na piscina com o letreiro IBEROSTAR, frente ao mar e a um coqueiral maravilhoso !!!! Ali tomamos drinks a tarde toda (o day use é sistema all inclusive). A festa da Mariah foi no entardecer (nos quiosques frente ao mar) e o por do sol inesquecível !!!!!


Arquivo Pessoal * Blog Mundo Amor


Arquivo Pessoal * Blog Mundo Amor
Arquivo Pessoal * Blog Mundo Amor



O RESTAURANTE da Pousada Refúgio da Vila foi premiado com A ESCOLHA DO GUIA 4 RODAS em 2014 e 2015. Uma verdadeira celebração ao paladar :)
As delícias da culinária baiana e frutos do mar são as especialidades do restaurante da pousada.
Da cozinha, saem pratos cuidadosamente elaborados pelo chef, com destaque para o camarão Refúgio (servido no coco verde).
Você sente o prazer de comer bem na pousada, desde o café da manhã. Sua primeira e mais importante refeição do dia é completa com um buffet variado; são geleias, compotas, pães caseiros, além de iguarias nordestinas, como o bolo de milho e cuscuz de tapioca. Refresque-se com deliciosos sucos de frutas regionais, como seriguela, umbu, cajá e cacau.


Arquivo Pessoal * Blog Mundo Amor


Arquivo Pessoal * Blog Mundo Amor


Arquivo Pessoal * Blog Mundo Amor

A Casa de Farinha se localiza no meio da Alameda do Sol em um quiosque. É um projeto social com mulheres da comunidade que vendem massa de tapioca para levar para casa (viagem) e também servem tapiocas recheadas feitas na hora. Elas vendem cocadas fresquinhas !!!!


Arquivo Pessoal * Blog Mundo Amor
Um lugar imperdível para quem ama risotos é a Risoteria Terra Brasil, e para uma moqueca baiana sensacional, vá ao Porto Forte Restaurante.

Não deixe de comer as tapiocas e os bijus (recheados de coco, nutella...) 

Tome um gelato italiano na Gelateria Pallina.



Arquivo Pessoal * Blog Mundo Amor

Almoçamos super bem (comida caseira com temperos baianos) no Restaurante Mediterraneus. Recomendamos!!




Reserve seus hotéis, aluguel de carros e contrate seguro viagem pelos links e banner do blog mundo amor. Você não paga NADA a mais por isso e nos ajuda com uma pequena comissão a manter o blog repleto de dicas de viagens :)

Gostou da nossa experiência nesse hotel ? Faça sua reserva diretamente pelo nosso link, através do booking, clicando aqui.  

Para reservar hospedagem no Iberostar, clique aqui. 

Para pesquisar outras opções de acomodação na Praia do Forte, clique aqui. 

Para aluguel de carro, clique aqui. 

Para seguro viagem, clique aqui.

Com carinho, 

Bárbara