Pousada Refúgio da Vila * Praia do Forte BAHIA

fevereiro 10, 2019 Blog Mundo Amor 0 Comments





Em novembro de 2018 estivemos na Praia do Forte para a comemoração de 3 anos da Mariah (filha da Renata) e a nossa escolha de acomodação foi a magínifica Pousada Refúgio da Vila, com o selo que amamos e nos identificamos muito, Roteiros de Charme. 
A localização da pousada é ótima (a poucos minutos a pé da vila da praia do Forte), serviço de primeira, atendimento personalizado, poucas acomodações (leia - se privacidade e exclusividade), culinária renomada e charme (muito charme!). 
Os hotéis de luxo da região são, na grande maioria, resorts e nós não nos identificamos com esse tipo de acomodação. 
Optamos sempre por hotéis minimalistas e boutique e ter escolhido a Refúgio da Vila foi realmente uma excelente opção para as 4 noites que passamos nesse destino. A pousada nos convida mesmo a viver um refúgio da vida corrida e diária de trabalho e proporciona um relaxamento incrível, em meio a natureza exuberante e muita tranquilidade. 
O único ponto "fraco" é não ser pé na areia, mas o acesso à praia é tranquilo e próximo (10 minutinhos caminhando). A pousada disponibiliza (com uma taxa) bicicletas para os hóspedes circularem a região sem a necessidade de alugar carro. Por outro lado, isso acabou nos motivando a circular muito no centrinho nos finais de tarde e a explorar mais praias da região !!!!



Praia do Forte é uma vila de pescadores no litoral norte da Bahia, pertinho de Salvador, que apesar do clima rústico, oferece ótima infraestrutura para os visitantes. O destino é muito procurado por causa de suas praias de águas águas quentinhas e pelo litoral cheio de piscinas naturais.
A vila é um exemplo perfeito de lugar que conseguiu desenvolver a infraestrutura para os visitantes sem perder a essência local.


Arquivo Pessoal * Blog Mundo Amor

O Aeroporto de Salvador é o mais próximo, a cerca de 55 km através da Estrada do Coco (BA-099).
A forma mais confortável de chegar – com ótimo custo-benefício para quem está em grupo – é alugar um carro no aeroporto.

As opções táxi e Uber também têm suas vantagens se você estiver em duas ou mais pessoas, mas não ter carro pode limitar sua visita à praias vizinhas.

Estando hospedado no centro da vila, a circulação por ela pode ser a pé, até porque as ruas principais são fechadas para veículos.

Também é possível caminhar até as praias, ou chegar de carro próprio, táxi e Tuk-Tuk, muito comum por lá. Os pontos de táxi e Tuk-Tuk ficam perto da Lagoa Timeantube, no comecinho da vila, mas você também encontra os Tuk-Tuks pelas ruas fechadas.

Como as viagens de Uber entre Salvador e Praia do Forte são muito comuns, não é difícil encontrar motoristas disponíveis na vila. Eu mesma consegui me deslocar para vários lugares de Uber, com preço que compensava.


Apesar de ter dias quentes o ano todo, a melhor época para visitar Praia do Forte é fora do período de férias, entre agosto e novembro; e entre março e junho – esse último período pode ter mais chuvas, mas não costuma atrapalhar.

Arquivo Pessoal * Blog Mundo Amor


Localizada em meio à natureza exuberante do litoral baiano, em Praia do Forte, a pousada Refúgio da Vila oferece sossego e tranqüilidade, a apenas 100 metros da praia.
Para os momentos de descanso, o lugar conta com uma infraestrutura que possibilita o contato com a natureza, sem a perda do conforto .
Móveis rústicos e peças do artesanato do artesanato da região fazem parte da decoração elaborada pelo arquiteto Marlon Gama.
Aconchegantes suítes com ar-condicionado e varanda com rede garantem momentos relaxantes com vista para a paisagem. No espaço de lazer, a piscina dividida para adultos e crianças possui hidromassagem e o aconchego da área faz com que o hóspede sinta-se em casa . Depois do banho de piscina, é possível saborear uma água de coco ou uma das das especialidades do restaurante, no bar que conta com o sombreamento de pérgulas de madeira cobertas por vegetação .

As opções de acomodação são: Quartos standard duplos , triplos e quádruplos ; e Quartos duplos superiores (a nossa escolha!!!) - quarto amplo com varanda para o jardim e acesso fácil a piscina. DIVINO !!!! 


Arquivo Pessoal * Blog Mundo Amor

Arquivo Pessoal * Blog Mundo Amor

Arquivo Pessoal * Blog Mundo Amor


* Praias e piscinas naturais: São cinco principais praias, cada uma com suas características. O destaque são as piscinas naturais, que se espalham por boa parte da orla central e são bem acessíveis.
A vantagem das piscinas naturais de Praia do Forte é que são mais amplas, e em uma faixa muito mais extensa de litoral, então não há limite de visitação.

DICA: Confira a Tábua de Marés ou informe-se na sua pousada, pois, para visitar as piscinas naturais, tem que ser na maré baixa, que acontece 2 vezes por dia.

A praia do Lord é a mais famosa para quem busca piscinas naturais e exatamente por esse motivo costuma estar sempre muito cheia de visitantes!!!! A gerente da pousada refúgio da vila nos recomendou ir (com nossa filha de 2 anos) para as piscinas naturais que ela costuma frequentar com seus filhos - uma dica mais local e menos turística!!!!
Fomos caminhando da pousada até lá por 15 minutinhos, passando pela vilinha, sentido a igreja central. Ali, pegamos o acesso pela areia da praia (ao lado direito) e seguimos até encontrarmos diversas e amplas piscinas naturais (elas ficam próximas ao hotel Tivoli). Havia chuviscado pela manhã e a praia estava deserta!!!! Todas as piscinas naturais foram nossas por longas horas!!!


Arquivo Pessoal * Blog Mundo Amor


Arquivo Pessoal * Blog Mundo Amor

* Projeto Tamar: Um passeio imperdível para famílias, especialmente para as crianças!!!

O nome TAMAR é uma contração das palavras tartaruga e marinha. É um projeto conservacionista brasileiro, que revolucionou a luta pela preservação de espécies ameaçadas de extinção. Atua na busca pela preservação das tartarugas marinhas ameaçadas de extinção.

Entre tanques e aquários, são 600 mil litros de água salgada com exemplares da fauna marinha da região e de quatro das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, em diferentes estágios do ciclo de vida. Tem multimídia, cinema, vídeo, aquários, tanques, exposição permanente de painéis fotográficos, loja e restaurante. Um espaço cultural recebe eventos com artistas nacionais, internacionais e locais. As informações estão distribuídas por todo o espaço, através de painéis em português e inglês.

Cada atividade tem seu dia e horário. O visitante faz sua escolha, guiando-se por um painel com o cronograma. Para tirar dúvidas, há monitores nos pontos de encontro, de onde saem as visitas orientadas, e em toda a área do Museu. Há visitas programadas para escolas, universidades e grupos organizados, com duração aproximada de uma hora e meia. Todos podem ter acompanhamento de um biólogo, veterinário ou monitor.

Nossa experiência: Chegamos por volta de 16 horas e conseguimos alimentar e fazer carinho em tubarões lixa!!!! Uma experiência única!!!
É possível também alimentar as tartarugas.
Verifique o horário desses tours especiais no site oficial do projeto TAMAR, clicando aqui.

Arquivo Pessoal * Blog Mundo Amor

Arquivo Pessoal * Blog Mundo Amor

* Passear na vila, conhecer os restaurantes, o centro de artesanato e a Igrejinha de São Francisco de Assis.

A vila de Praia do Forte mistura a autenticidade dos pescadores locais com a sofisticação dos restaurantes e pousadas renomadas nas mesmas ruas. Ao lado da Igrejinha de São Francisco está a colônia de pescadores.
Durante a noite, as ruas ficam cheias, as lojinhas de artesanato fecham tarde e tem muita coisa bacana para admirar ou levar para casa. Os bares e restaurantes são bem ecléticos e vão desde a cozinha local, passando por pizzarias, lanchonetes, até as opções de cozinhas internacionais, como japonesa, italiana e mexicana.


Arquivo Pessoal * Blog Mundo Amor


* Passeio de buggy ou quadriciclo

* Conhecer as praias vizinhas - por do sol em Imbassaí.

* Day use nos grandes resorts: Passamos um dia no IBEROSTAR PRAIA DO FORTE em comemoração ao aniversário da Mariah (3 anos), filha da Renata, minha sócia no blog. (Para ver toda a experiência dessa viagem clique aqui). 

Pagamos o valor de R$350,00 por pessoa (adulto) e pudemos usar as áreas comuns do hotel das 10h até as 20h. Almoçamos no restaurante self service e passamos o dia na piscina com o letreiro IBEROSTAR, frente ao mar e a um coqueiral maravilhoso !!!! Ali tomamos drinks a tarde toda (o day use é sistema all inclusive). A festa da Mariah foi no entardecer (nos quiosques frente ao mar) e o por do sol inesquecível !!!!!


Arquivo Pessoal * Blog Mundo Amor


Arquivo Pessoal * Blog Mundo Amor
Arquivo Pessoal * Blog Mundo Amor



O RESTAURANTE da Pousada Refúgio da Vila foi premiado com A ESCOLHA DO GUIA 4 RODAS em 2014 e 2015. Uma verdadeira celebração ao paladar :)
As delícias da culinária baiana e frutos do mar são as especialidades do restaurante da pousada.
Da cozinha, saem pratos cuidadosamente elaborados pelo chef, com destaque para o camarão Refúgio (servido no coco verde).
Você sente o prazer de comer bem na pousada, desde o café da manhã. Sua primeira e mais importante refeição do dia é completa com um buffet variado; são geleias, compotas, pães caseiros, além de iguarias nordestinas, como o bolo de milho e cuscuz de tapioca. Refresque-se com deliciosos sucos de frutas regionais, como seriguela, umbu, cajá e cacau.


Arquivo Pessoal * Blog Mundo Amor


Arquivo Pessoal * Blog Mundo Amor


Arquivo Pessoal * Blog Mundo Amor

A Casa de Farinha se localiza no meio da Alameda do Sol em um quiosque. É um projeto social com mulheres da comunidade que vendem massa de tapioca para levar para casa (viagem) e também servem tapiocas recheadas feitas na hora. Elas vendem cocadas fresquinhas !!!!


Arquivo Pessoal * Blog Mundo Amor
Um lugar imperdível para quem ama risotos é a Risoteria Terra Brasil, e para uma moqueca baiana sensacional, vá ao Porto Forte Restaurante.

Não deixe de comer as tapiocas e os bijus (recheados de coco, nutella...) 

Tome um gelato italiano na Gelateria Pallina.



Arquivo Pessoal * Blog Mundo Amor

Almoçamos super bem (comida caseira com temperos baianos) no Restaurante Mediterraneus. Recomendamos!!




Reserve seus hotéis, aluguel de carros e contrate seguro viagem pelos links e banner do blog mundo amor. Você não paga NADA a mais por isso e nos ajuda com uma pequena comissão a manter o blog repleto de dicas de viagens :)

Gostou da nossa experiência nesse hotel ? Faça sua reserva diretamente pelo nosso link, através do booking, clicando aqui.  

Para aluguel de carro, clique aqui. 

Para seguro viagem, clique aqui.

Com carinho, 

Bárbara